AUTODIDATA

AUTODIDATA

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Inception e a Paralisia do Sono.

Depois de dois anos, mais um Post.

Se fosse um diretor de cinema, seria James Cameron, some durante anos, e aparece com uma grande obra.

Escrevo este texto às 4h da manhã, por vários motivos.
Primeiro por que quando tenho uma idéia, ela não me deixa dormir até eu anotar.
Segundo, porque pesquisei a trilha de Inception, do Hans Zimmer, depois de ouvir o Rapa Cast e ela não sai da minha cabeça.
E terceiro, porque aconteceu de novo. Acabei de ter mais uma Paralisia do Sono. Problema que se desenvolveu de uns 10 anos pra cá (ainda não sei o porquê).

Acontece assim... Em meu caso: a posição mais relaxante pra dormir é de barriga pra baixo, com os braços junto à cintura; a mesma posição que costumamos ficar em pé.
Porém, sempre que durmo assim, as chances de sofrer uma Paralisia do Sono sobem pra 80%.

Nas outras posições menos relaxantes, 30% das vezes acordo paralisado. Quando isso acontece você está em um estado entre o sono profundo e o despertar. Um estado paralelo em que você percebe os dois mundos, mais conhecido como sono REM. Sua respiração pode cair até 50% e acontece a perda parcial ou total dos movimentos do corpo, você sente que seu corpo pesa 1 tonelada.

Das primeiras vezes que isso acontece, o primeiro pensamento é se debater, pois o sentimento de terror lhe abate, e parece que você foi jogado dentro d’água todo amarrado. Até que você finalmente consegue acordar, extremamente cansado da luta, que aconteceu “somente na sua mente”, como se estivesse voltando de um afogamento.

Se você dorme com alguém, ou próximo, sua mente vai fazer algo engraçado com você. Quando eu “percebo” que meu corpo está paralisando, dentro do sonho eu uso qualquer coisa pra acordar minha esposa: chutes, beliscões, puxar o cabelo, gritar... Até que eu percebo que isso está só na minha mente, no mundo real, meu corpo não está fazendo nada disso.

Agora vamos à solução que eu encontrei, pra diminuir esse terror, e não ficar com medo cada vez que for dormir.

DICA 1: Se você dorme com alguém no quarto, conte tudo pra pessoa, pois ela vai lhe ajudar no futuro. Como hoje sou casado, ficou melhor pra mim, porque ao primeiro sinal, minha esposa termina de me acordar, e me ajuda, colocando “meu corpo” em uma posição melhor. Pois eu já conversei e expliquei a ela como funciona esse momento.

DICA 2: Mesmo que você durma com alguém, em algum momento você estará só, nessa hora é preciso muita concentração. Da segunda vez que você tem uma paralisia, você já percebe que está sonhando. Então (durante o sonho) siga os passos abaixo:

a) Respiração: Sua respiração vai estar comprometida (50% em média), pois, pelo que percebi, a paralisia vai estar associada à posição que está no momento. Como em qualquer situação de perigo, não entre em pânico, controle sua respiração.
Não se desgaste se debatendo, pois vai ser pior. Guarde essa força para o segundo momento, a “saída do sonho”.
Não prenda a respiração.
Não grite. Tudo isso só vai te deixar mais cansado e tornar a situação em um pesadelo (Humor negro).

b) A saída do sonho: Agora que você já está ciente da situação e calmo, é hora de acordar. (Outra piadinha). Pra isso você vai ter que utilizar o “Pontapé ou Inclinação” (Os termos eu aprendi no filme Inception). Paradoxalmente, como você está paralisado, você vai ter que fazer o seu corpo se mexer, como se alguém estivesse te acordado de fora. No meu caso, a melhor forma que encontrei foi rebolar, isso mesmo. Tenho conseguido com êxito sair de meus sonhos balançando a cintura ou os ombros.
Balance muito: nesse momento, somente quando perceber que está acordando, utilize toda a sua força guardada anteriormente. Parabéns, você está acordado e livre mais uma vez. Se alguém estiver vendo você, vai lhe ajudar na hora, pois vai ver você se debatendo.

c) Descanse: Agora, mesmo que você consiga, não se levante imediatamente; respire fundo e recupere suas forças; eu nunca me levantei logo.

Outras saídas: SEXO e SUICÍDIO (sem perversão, já que seu sonho é o único lugar que você pode fazer o que quiser, tudo que sonhar (mais uma piadinha).

Para quem já tentou fazer sexo durante o sonho, já percebeu que na maioria das vezes, você acorda na melhor hora. Portanto, essa é uma ótima saída para quando você estiver expert como eu. (Queria mesmo era não ter que passar por isso de paralisia ¬¬).

• Com o tempo, e experiência, você vai perceber quando algo está errado, e poderá prever as paralisias. O melhor é sair antes que isso aconteça.
• Pra mim, a melhor forma de me livrar, é tentar fazer sexo, durante o sonho, então ataco a primeira mulher que aparecer (excluindo Irmãs, Mãe e Avós), todas as outras: ATAQUE.
• Outra forma é tentando suicídio, caso você encontre um prédio ou um abismo, se jogue na primeira oportunidade (só não faça isso no mundo real :)).
• Isso também é muito bom pra quem entope o nariz e/ou fica com falta de ar durante o sonho.

Então é isso, espero ter ajudado alguém que, como eu, sofre desse mal por muitas e muitas noites. Agora vou dormir, pois são 5:32h.

Abraços a todos.

Um comentário:

Edson Sguizzato disse...

Cara, você não imagina como foi bom ler seu texto, ao qual cheguei através do Rapaduracast.

Há pouco mais de um ano tive minha primeira paralisia no sono. Tentei gritar, abrir os olhos, me mexer mas não conseguia. Fiquei desesperado e até hoje não sabia explicar, nem expliquei para ninguém que isso estava acontecendo.

Agora, cada vez que acontece, tento entender a situação, ver o que consigo fazer e já observei que a mente fica funcionando de forma racional no momento da paralisia. Tentarei seguir sua dicas.