-Seeeeeeeeejam bem vindos seres rapadurianos de todo Brasil. Está começando mais uma edição do Rapadura Cast. Eu sou Jurandir Filho e tenho aqui comigo o Raphael Santos e Maurício Saldanha!
Juras: o Gustavo é professor de informática especializado em computação gráfica, administrador do Guanabara.info e apresentador de um podcast espetacular sobre tecnologia (risos) só faltou o RG...
Gustavo: Muito obrigado, muito obrigado seres rapadurianos... a galera... tem muito ser rapaduriano que veio do guanabara.info...
Juras: (risos) Exatamente... entao, e neste programa especial, nós vamos falar sobre tecnologia no cinema, né, nada melhor do que ter um especialista em tecmologia que é o Gustavo...
Exatamente, nós vamos falar sobre tecnologia, aqueles efeitos especiais... computação grafica...
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(vinheta)
Estou aqui com Mauricio Saldanha...
Mau: Nossa... Nem me fala, eu tô arrepiado... por favor seres rapadurianos eu nem vou dizer, mas pros outros seres do planeta que não são rapadurianos e entram aqui e escutam... Não comam pipocas nesse dia, eu posso estar por perto!! Altamente perigoso!!
Juras: (risos) É um filme que você tem que escutar muito bem, então você que vá, não leve nada pra comer no cinema não... deixe pra comer depois
Juras: Mauricio, eh, sexta-feira é dia de estréia de RapaduraCast e é dia de estréia de uma nova sessão no CCR.
Um novo blog, assim, que a gente tá lançando e o nome dele é "Fui ao cinema e..." isso mesmo, voce vai contar suas historias na sala de cinema
Mau: esses tres pontinhos é... tudo o que você não tem pra falar e por favor não fale dentro do cinema, fale depois e fale no blog "Fui ao cinema e..."
Juras: Exatamente... É uma mega comunidade, assim, de cinéfilos, né cara?! é da galera que vai ao cinema, não é daqueles que vão um dia uma vez no cinema, não... e o mais bacana, Mauricio, é que o leitor é quem vai produzir as matérias, Mauricio, não é a gente da equipe... a gente pode até produzir, entendeu, mas como cinéfilo mesmo, né... esse blog vai ter a participação inteiramente popular. E pra começar, a gente já começa logo com cinco blogueiros famosos aí da blogosfera... o pessoal do Jacaré Banguela, o pessoal famoso aí, já começou mandando lá as suas... os seus texos... pra misturar com tudo... são estórias engraçadas... o objetivo não é só mostrar problemas... é mostrar estórias engraçadas, curiosas que acontecem... aquelas sessões que você vai e tá lotado e você tem que sentar na escada...
Juras: exatamente.... aquela sessão que tu levou a menininha do colégio e pegou na mão dela pela primeira vez, entendeu? quem é que não tem estórias de cinema né Mauricio?
Mau: eu hoje vou te dizer que fiquei surpreso, eu como participante do Cinema Com Rapadura, eu fiquei surpreso com essa estréia e ó... maravilha, palmas mesmo e estou muito feliz com esse blog e eu vou participar dele viu?!
Jura: Exatamente... todo mundo vai participar... então você tem lá o espaço lá, uma sessão chamada "como participar" é só você preencher o formulariozinho e enviar pra gente, nós vamos colocar umas prioridades o que que vai pro ar logo, o que que vai demorar mais, mas a preferencia é que tudo vai ao ar, menos aquelas estorias mais escabrosas, assim, a gente vai também ter aquela galera que vai mentir, também não rola não, né Mauricio?
Mau: ah por favor né gente?! são estorias... nos temos uma equipe especializada... a averiguar se esses fatos são fatos mesmo, concretos né?!
Juras: Exatamante... então, denuncias, denuncias são importantes também, você dizer assim que você ta pagando então voce tem que exigir entao mostre qual foi o problema que aconteceu contigo, lá na bilheteria, dentro da sala, problema com a projecao, tudo o que tiver de problema assim voce pode dizer nesse espaco.
Juras: espaço do cinema... vamo lá Mauricio, uma porrada de emails, esse Cast do Tim Burton nos recebemos muitos emails
Juras: Mas muita gente tambem falando mau dizendo assim: "não, as opiniões estão muito diversas"... mas nós vamos discutir isso... vamo
Mau: opiniões diversas, todo mundo tem opiniões diversas, não entendo, imagina 5 pessoas falando sobre Tim Burton, todo mundo falando a mesma coisa
- é implicancia tua, Cara!
- O Pablo, eu não vi, querido, eu não vi ainda, é só chute mesmo, mas não é chute pelo trailer é chute pelo outros filmes, mas daí vem a dizer o que tu falou no email pelos outros trabalhos dele... acho que vou deixar o Jurandir senão eu vou ficar muito nervoso...
Juras: Não existe opinião imparcial. Não existe. Você sempre vai gostar de alguma coisa diferente de outra pessoa. Todo mundo é parcial, todo mundo gosta do que ele se atrai, por exemplo eu gosto do Rei Leao e sei que tem muita que não gosta, so que diferente dos outros eu defendo o filme que eu gosto, essa é a grande diferença.
-Nós vamos nos prolongar nesse email, pra deixar bem claro, o nosso objetivo não é ser imparcial, a gente quer tomar partido, a gente quer falar de coisas que nós gostamos. É logico que nós nao podemos desrespeitar a opiniao dos outros, é logico, e tanto que ele deve ta falando mais ou menos nesse ponto... porque ele fala: "tal filme foi o melhor, o resto é bosta" não, não é, cada uma tem sua opinião, essa é a grande diferenca. 9:43
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-Vamos falar sobre tecnologia... tecnologia no meu script aqui tem tecologia (risos)
-Dá pra gente fazer um milhão de podcast sobre tecnologia no cinema, mas...
Ph: Na verdade Jurandir, eu tava contando aqui são 327 podcasts que a gente pode fazer. 1 milhão, não dá...
Juras: Nós vamos falar, nós vamos focar na computação gráfica, nos efeitos especiais, mostrar alguns classicos, né, fazer algumas comparações, mostrar como foi usada a tecnologia por exemplo num Jurassic Park da vida, no fantastico Rei Leão, no Matrix, no Senhor dos Aneis...
Ph: vale lembrar que tendo em vista o tanto de filme que usa computação gráfica, a gente não vai falar todos, a gente vai aboradar alguns... "a faltou não sei o que" lasquem-se!
Gustavo: Sempre tem, sempre tem né Ph, os caras no Guanabara.info é assim "voce esqueceu da serie tal, voce esqueceu de falar do filme tal" não cara, o programa tem uma hora e pouca como é que tu vai falar tudo?? ia ser uma lista, a gente só ia falar os nomes...
Juras: A gente vai começar a falar assim, Raphael, quando a gente participar dos outros podcast " tu sabe o Rapaduracast.com.br?" porque o Guanabara.info é sempre um spam cada vez que fala... (risos)
-E vamo começar falando sobre computação gráfica, o Gustavo como é professor de computação gráfica, de informática, é professor de tudo, é praticamente o dono das faculdades do Rio de Janeiro, sabe?
Gustavo: Preparem-se! Eu tava falando com o Jurandir agora, eu costumo dar uma palestra de computação grafica onde eu explico, e ae como diz o Raphael, PASMEM, porque eu costumo explicar que a computacao grafica, né... porque tem gente que pensa, "caramba eu to vendo um filme em 3D!", "eu to jogando e esse meu jogo é em 3D". Não, o 3D no cinema e o 3D na televisão, no computador seja onde for é uma grande enganação
Gustavo: Não...é, a minha ideia é essa... Nós estragamos um monte de coisa né, então vamos estragar a ideia das pessoas... Você nunca vê um filme tridimensional... Deixa eu explicar rapidamente
Mau: é, eu nao to entendendo nada aqui... Eu jurei que em 96, eu vi a Hora do Pesadelo em 3D, é mentira então?
Ph: Guanabara, Guanabara, o que tu ta me dizendo então, nesse momento que tu falou, é que eu fui enganado?
Juras: O Toy Story, vou dar um exemplo aqui, vou ver se eu captei a mensagem do Gustavo... O Toy Story é um filme feito em 3D mas que você vê em 2D
(palmas)
Gustavo: Não, deixa eu tentar explicar, eu passei essa semana toda, imaginando como é que eu ia explicar isso só com o audio, porque eu mostro na palestra em forma audiovisual e ae fica complicado...
- vamo devagarinho que a gente vai...
- então a ideia é a seguinte, voce é ouvinte do podcast, voce deve estar numa sala, num quarto, num carro, em algum ambiente né, com certeza; entao vc vai comecar a minha explicacao é a seguinte, voce vai olhar pra parede que ta na sua direita, senao tiver a da direita, olha pra da esquerda...
- vamo começar a traçar o seguinte, sabe uma pinça? faz sua mão como se fosse uma pinca, segurando dedao com indicador, aperta um lugar no ar...
- segura um ponto no ar, isso o que você tá segurando (não precisa apertar muito não) é um ponto no ar; como é que você consegue dizer em que local tá esse ponto? você precisa de coordenadas, por exemplo... ta vendo a parede na sua frente, num tem? tem o rodapé na sua frente, num tem? vamos chamar esse rodape de X, tem a linha que sai do chão até o teto, vamos chamar isso de Y...
- o rodapé é o X, né? é uma linha horizontal
Juras: subindo, pra quem não sabe, horizontal é como se voce tivesse deitado e vertical é em pé (risos)
Ph: é só lembrar assim ó, quando eu era pequeno eu ficava lembrando, horizontal, você lembra do horizonte e o vertical você lembra do "vesti calça" ( risos)
Juras: ou entao quando você tá com problema de impotência, tá na horizontal, quando você toma viagra você fica na vertical entendeu? (risos)
- e aí existe mais um eixo que eu vou apresentar a vocês... eu num pedi pra voce olhar pra parede da direita ou da esquerda?
- a linha que vai da parede que ta na sua frente pra traz de voce nos vamos chamar de Z, que é a profundidade
Ph: vamos abstrair as salvas de palmas, JJandir, imagine que ta do comeco ao fim salva de palma, agora
Gustavo: exatamente... esse ponto que você tava apertando no ar, ele tem um valor de X, um valor de Y e um valor de Z, pergunto a voce Mauricio, o cinema... a tela do cinema tem X e Y num tem?
(altas risadas)
- então assim, o cinema não tem Z, nao é isso? não tem profundidade... senão, era uma coisa que eu tava falando com o Jurandir, se fosse tridimensional a pessoa que tá sentada lá em cima no cinema ía vê uma imagem e a pessoa que tá lá na primeira fileira ía vê outra...
Mau: então, se algum dia eu estiver perto de alguém que não for profunda eu vou dizer "tu é uma pessoa que nao tem Z"... (risos)
-nao tem profundidade...
Juras: O que ele tá explicando, Raphael, quando aparece uma mulher de saia no cinema, no filme, por exemplo, num Toy Story da vida aparece uma mulher de saia...
Juras: não, vou dar só um exemplo... você tá vendo uma imagem plana lá, uma imagem 2D, isso quer dizer, se fosse 3D e você se abaixasse você poderia ver a calcinha dela, entendeu?
- então ninguém pode falar mais, por exemplo, a maioria das cidades do Brasil, não sei se é a maioria, mas várias cidades do Brasil já em o que eles chamam de sala 3D. a sala 3D é 3D?
Juras: ele dá uma sensaçao de 3D, porque você usa o oculos e ele se aproxima de voce e voce sente como se ele tivesse proximo, né
Gustavo: Sabe o teatro quando sobra aquele pouquinho ingresso e você tem que sentar na primeira fileira, la no final, a última cadeira...
-você vê os atores de lado, não é isso...
-quando você tá num cinema e vê... e senta na primeira fileira, do lado esquerdo, você vê os atores de lado ou você vê os atores de frente?
Gustavo: então tá aí comprovado por A +B, eu consegui, graças a Deus, provar só por audio que não existe 3D!
-você esta quebrando um paradigma de que todo mundo sempre diz que os filmes são 3D, são 3D e na verdade eles não são.
Gustavo: o jeito correto de falar é que ela é uma projeção tridimensional. O que que é uma projeção tridimensional? Deixa eu explicar rapidinho também... tentar explicar rápido, é como se tivesse assim, imagina o teatro, o exemplo do Raphael foi perfeito, no teatro imagine que os atores tivessem que ficar parados, você bota um plástico na frente dos atores, um plastico quadrado, grandão, tipo uma tela de cinema, aí você vai desenhar nesse plastico a posição do ator, certo? Todo mundo em qualquer posição do teatro vai ver o desenho da mesma maneira, concorda?
Gustavo: então aquilo que foi feito é uma projeção do tridimensional num plano bidimensional, certo? Entao voce conseguiu simular, enganar, simular o 3D em um plano 2D que é a tela do cinema
Ph: Isso é um absurdo, jjandir, eu quero meu dinheiro de volta de todos os posters que colocaram 3D (risos)
Juras: a galera coloca aquele efeitinho no poster, né, que você olha de lado aí ele aparece... "não, um poster 3D"... tem nada de 3D ali... (risos)
Ph: a partir deste momento você que está escutando esse podcast, não sabia dessas informações, lembre-se que o cinema nunca mais vai ser a mesma coisa pra você
-se tiver o Z, você pode pagar o preço que eles estão pedindo, se não tiver o Z, paga a metade
Ph: além da zoada no cinema, né, a zoada, né Mauricio, o pessoal comendo..., e ainda não tem a porra do Z...
Mau: carreguem seu mp3 sempre até a sala de cinema e se não tiver, chame a gerente do cinema e ponha o Gustavo Guanabara nos ouvidinhos dela
Ph: pronto, agora eu já sei que nós todos somos enganados, inclusive o Jurandir, todos somos enganados...
Gustavo: Mas aí é o seguinte, mas aí tem uma coisa como é que eles fazem pra te enganar tão bem enganado?
Gustavo: Como é que a gente consegue ter... todo mundo já deve ter desenhado aquele cubo, todo mundo sabe desenhar um dado no papel, num sabe?
- É o primeiro desenho 3D de todo mundo, né, fazer o dado...
Gustavo: num é, num é? voce faz um quadradinho, depois faz outro quadradadinho intercalando nele, né, faciando e aí depois voce liga os pontos e vira um dado perfeito, não sei se voces já tentaram fazer...
Gustavo: então o que que é isso? Na verdade o nome disso que a gente faz desde crianca chama projeção ortogonal, certo?, é mais uma coisa pra vocês anotarem aí. A projeção ortogonal é exatamente isso, você tá simulando um ângulo através de um ambiente 2D que no caso é o papel que você tá desenhando, certo? mas e se aí voce só desenhar esses quadrados, fica parecendo um dado exato, perfeito? voce vai tentar pegar o dado em cima do papel? não fica né?
- Mas se voce começar a pintar esse dado, botar uma face, colocar sombra, da pra enganar, não dá?
- Os grandes pintores, Leonardo da Vinci, os quadros de da Vinci são tridimensionais? não são.
Ph: Jjandir, Jjandir, eu vou pedir pra me retirar do RapaduraCast porque tá acabando com a minha vida...
- da Vinci com as pinturas dele...
- então como é que ele fazia pra parecer tridimensional? ele usava uma técnica que ele mesmo criou chamada "sfumato", que na verdade é o seguinte, é voce utilizar efeitos de iluminação e efeitos de sombreamento pra dar noções de tridimensional
Gustavo: exatamente! Profundidade de campo. E da Vinci utilizava uma régua, eu esqueci o nome da régua, os ouvintes aí
Gustavo: aí é o seguinte, essa técnica de da Vinci, essa régua de projeção que ele usava, são os mesmos calculos que se usam até hoje em computação grafica
Gustavo: sim você tem a noção do efeito tridimensional mesmo, mas na verdade é 2D, entendeu? mas o cara era... fora dos tempo dele, né, ele tava muito na frente
Gustavo: mas é isso Raphael que eu quero criar com esse podcast, que é o que consigo criar com as minhas aulas. Depois que um aluno assiste essa palestra de computação gráfica ele vai ao cinema vê 3D de uma outra maneira, ele já sabe que aquilo ali é meio que uma enrolação, mas o problema é o seguinte, o que que mede se um studio é bom ou ruim? se ele consegue me enganar com perfeição ou não.
Ph: presta atenção, eu já sei o Z, já sei o X e o Y, já sei Leonardo da Vinci, 3D Studio... sei tudo, certo?
- Beleza. Então nós hoje tivemos uma aula aqui espetacular sobre computação grafica
Juras: Exatamente, nós estamos exportando as aulas do Gustavo, se você quiser contratar uma aula aí na sua faculdade, no seu colegio
Juras: Não vamos falar dos filmes da Pixar porque nós já falamos no Raaduracast da Pixar. Você pode clicar no link que ta passando aí embaixo na tv
Juras: é, nós já falamos dos filmes da DreamWorks também... então você pode conferir aí no link que ta passando aqui embaixo da tela...
Mau: (risos) ô profi eu depois eu gostaria de saber... ta, ta... ô professor, eu gostaria de saber qual é o primeiro filme que o senhor viu no cinema e que deu vontade do senhor ir fazer essa busca pelo conhecimento da computação grafica?
Gustavo: Boa pergunta, cara. Olha, eu comecei a me apaixonar pela computação grafica... (Ph: tá inventando) com os filmes da Pixar, tá
Gustavo: o meu foi quando eu vi Toy Story e depois eu vi aquela da lanterninha, aquela lanterninha pulando... então foi onde eu me apaixonei por computação e queria aprender aquilo, foi como começou...
-eu, a minha paixao...
Gustavo: Filme live action? olha eu acho que eu vou concordar com o Jurandir, o Parque dos Dinossauros foi um marco
Juras: Vamos explicar pro público, pro povo, né, vamos explicar o que é live action, o que é stop motion...
Guanabara: sim, sim... tem gente que pensa que stop motion é computação grafica, tem gente que me pergunta se Noiva Cadaver foi computação grafica
Juras: vamo dar um exemplo, vamo dar um exemplo, os livros de Tolken, do Senhor dos Aneis, é uma adaptação live action dos livros, entendeu?
Juras: live action são pessoas, isso não quer dizer que não pode ter computação grafica, entendeu, mas são pessoas que estão fazendo o filme... por exemplo tem o Gollun
Gustavo: isso é dificil, né Jurandir, hoje em dia é dificil você ter um filme somente em live action
Gustavo: Stop motion, eh, sabe aquela nossa bincadeira de massinha que a gente fazia antigamante? Que você criava os bonequinhos de massinha?
Gustavo: então, imagina o seguinte, eu vou dar um exemplo de stop motion que eu gostei bastante que foi o Fuga das Galinhas
Gustavo: foi, foi... então, a ideia é a seguinte, eles tinham a galinha feita de um material como se fosse uma massinha e aí eles faziam cada movimento minusciosamente, por exemplo, a galinha levantar o braço, o braço abaixado do boneco levanta um pouquinho, tira uma foto, levanta mais um pouquinho...
-olha agora todas as universidades vão me mandar embora, tem que cortar esse pedaço (riso)
- mas assim, vai levantando a asinha aos poucos e vai fotografando, certo? depois essas fotografias mostradas numa determinada velocidade, dá a noção de movimento, isso é live action, perdão, perdão, isso é stop motion
Juras: Por isso é que se foram mais de 5 anos fazendo o filme, né, porque voce tirar as fotinhas assim... mas ja tiveram varios filmes em stop motion antigos, bem mal feitos
Gustavo: Quer ver um negocio? uma coisa que eu tava falando com o Jurandir, vc quer aprender um pouquinho mais do isso? mais sobre essa parte? dá uma olhada nos dvds, né Jurandir? O DVD é a maior fonte de consulta
Gustavo: exato, na Fuga das Galinhas o cara abre uma maleta que tem carinhas da galinha. A galinha assustada, a galinha rindo, a galinha chorando, porque é a massinha, entendeu, eles só tiraram a cabeça original e botava a cabeça...
Juras: recentemente anda saindo refilmagens de trailers que foram feitos por Lego, aquilo é um stop motion mal feito, entendeu? (riso)
Gustavo: O motion capture, que é a tecnica, captura de movimento, como diz o Jurandir Estados Unidos, como diz Estados Unidos?
Gustavo: o Motion Capture ele é utilizado pra computação grafica, ele é uma ferramenta da computação grafica; e aí ja vai falar agora das formas das...?
-Senhor dos aneis, o Gollum, como é que o Gollum foi feito? me explique
Juras: O Andy Serkis, o cara mais feio do mundo, é por isso que ele fez, só faz a captura de movimentos, né
-Explica agora
Juras: assim, ele colocou alguns sensores, ele coloca sensores em toda parte do seu corpo, ô Gustavo, vou fazer uma pergunta aqui o que é o chroma key? isso é feito em chroma key né?
Gustavo: Chroma key tambem é uma outra técnica utilizada tanto pra live action quanto pra computação grafica
- deixa eu explicar rapidamente
Gustavo: deixa eu explicar os dois numa tacada só; a ideia é a seguinte: primeiro o motion capture, a captura de movimentos, esses sensores que eles usam, lembra, ô Mauricio, do Z que falei, (Mau: claro) então a ideia desses sensore é a seguinte: você tem uma camera, que na verdade essa camera não te filma, ela é uma camera apontando pra você, o que ela vai filmar é o seguinte, ela vai conseguir detectar onde tá cada um desses sensores, qual é a coordenada dele. Lembra que você segurou um pontinho no ar?
Gustavo: perai, daqui a pouquinho você solta, não solta ainda não. Então você tá segurando um ponto. A camera que tá na sua frente ela vai conseguir detectar em que coordenada tá esse sensor branco, certo? (todos: aahmm) E essa coordenada X Y Z é transmitida pro personagem tridimenssional, que no caso o Gollum, o King kong... qualquer um que tenha sido feito por motion capture e o chroma key é usado pra juntar isso tudo porque por exemplo, na hora lá que tava o Frodo e o Sam lá namorando, na montanha... (Ph: que issô?) no "Modun"(??), ele estava lá e o Gollum estava também... Na verdade, o que que eles fizeram?
Gustavo: tava o ator, né, só pra eles teram uma posição e as vezes eles tem, é muito engraçado, uma mascarazinha, sabe aquela varetinha com a cara do personagem, as vezes eles só seguram aquilo, pra que? pros atores olharem no olho do personagem, entendeu, olha no olho depois eles tiram aquilo e botam o personagem...
2 comentários:
Oi Fabio,
Muito legal, obrigada por publicar!
Tomara que a corrente do bem cresça! :)
Até mais,
Livia Ramos
Parabéns!!!
Que coisa fantástica!!!
Fiquei muito impressionado com a atitude e a disposição de vocês, e o nome é perfeito "Corrente do Bem!"
Daniel
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